terça-feira, 25 de maio de 2010

Resumo do Jantar-Debate com o Dr. António Vitorino


Realizou-se em 24 de Maio de 2010 o jantar-debate que se encontrava programado, no qual foi orador o Dr António Vitorino.

O evento teve lugar nas magníficas instalações do Fontana Park Hotel e reuniu 71 associados e convidados. Esteve presente a Subdirectora do IDN, Drª Helena Carreiras, em representação do Director, ausente no estrangeiro.

Foi moderador o Dr Nuno Rogeiro, que fez a apresentação do orador e introduziu o tema com algumas referencias aos recursos humanos e materiais dos países ocidentais.

O orador discorreu sobre o tema “As questões europeias de segurança e defesa e os constrangimentos da crise”, fazendo o desenvolvimento das últimas evoluções da politica da NATO e da União Europeia em matéria de defesa, designadamente o novo conceito estratégico da primeira daquelas instituições, a aprovar na próxima cimeira de Lisboa.

Referiu-se às dificuldades que a actual crise económico-financeira não deixará de trazer aos investimentos públicos em matéria de defesa e assinalou as preocupações da Europa com a crise demográfica que advém dos baixos índices de natalidade, os quais se farão sentir de forma negativa a partir de 2015.

O debate que se seguiu foi muito vivo e participado. Das numerosas questões levantadas salienta-se a conclusão da necessidade de uma nova concepção sobre a utilização das Forças Armadas num contexto de luta contra o terrorismo, tendo o Dr António Vitorino admitido a conveniência de uma revisão constitucional que estabeleça as condições dessa intervenção.

Outra das conclusões foi a necessidade de não confundir o islamismo com a acção de grupos radicais que ameaçam a segurança ocidental, como forma de evitar um conflito de civilizações.

O elevado nível do orador e moderador e a qualidade das questões colocadas fizeram com que este primeiro jantar-debate organizado pela nova Direcção constituísse um assinalado êxito.

Também a Imprensa se interessou pela particularidade do tema e dos oradores, tendo estado presentes jornalistas da Rádio Renascença, da TSF, e do Expresso (a nossa associada Luísa Meireles).

Sem comentários:

Enviar um comentário