A Associação dos Auditores dos Cursos de Defesa Nacional efectuou uma visita ao Porto de Sines, a convite da respectiva Administração (APS), tendo constatado a consolidação do projecto como primeira infra-estrutura deste tipo a nível nacional e o significativo desenvolvimento na última década.
A comitiva da AACDN, composta por cerca de três dezenas de elementos e liderada pela Presidente da Direcção, Drª Isabel Meirelles, foi recebida de forma inexcedível pelo Administrador Dr. João Franco, nosso associado e membro do curso 1995/96.
No auditório do Edifício Administrativo, os auditores apreciaram uma detalhada apresentação verbal e gráfica do Porto de Sines e a projecção do filme institucional da APS, SA, a que se seguiu um debate no qual o dirigente empresarial respondeu com clareza e sem reservas a todas as questões.
Particularmente impressionantes foram os dados do crescimento do Porto de Sines, o qual de simples terminal de combustíveis nos anos 70, aumentou de dimensão e de capacidade, designadamente no que se refere aos granéis sólidos e carga geral, transformando-se cada vez mais,à escala ibérica e da Europa, num hub do grande tráfego marítimo transcontinental. De 380 mil contentores no último exercício deverá passar- se para 1,3 milhões em 2012, sendo que já hoje dali saem 26 comboios por dia, enquanto num ano são movimentados 1.600 navios, numa operação portuária integrada e ininterrupta, isto é, 24 horas por dia, nos 365 dias do ano.
Com resultados líquidos positivos e provisões prudentes e confortáveis, a APS enfrenta com determinação os desafios da competitividade global, propondo flat rates e disponibilizando calados com profundidades de 16 metros, só comparáveis na Europa em dois portos, mas que serão ainda em breve aumentados para 19 metros. Todos sectores do porto dispõem de áreas de expansão, estando apto a receber os maiores navios do mundo, com capacidade para 14 mil contentores.
Seguiu-se uma visita em autocarro ao Porto de Sines, englobando o circuito os Terminais de Granéis Líquidos, Petroquímico, Multiusos, GNL (Gás Natural Liquefeito) e de Contentores (Terminal XXI), bem como a área dos dois portos interiores – Porto de Pesca e Porto de Recreio, e a Zona de Actividades Logísticas. No final, um almoço no Refeitório da Zona de Actividades Logísticas permitiu um agradável convívio. A visita propiciou ainda uma troca de ofertas, tendo a Drª Isabel Meirelles entregue uma medalha de bronze da AACDN ao Dr. João Franco, ao que este retribuiu com uma magnífica peça de porcelana com a imagem da Vila de Vasco da Gama.
Vasco Grade
Associado nº584/96