quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

FOLHA INFORMATIVA Nº. 69




VISITA DE ESTUDO/INSTITUCIONAL DA DELEGAÇÃO CENTRO DA AACDN AO INSTITUO PEDRO NUNES - COIMBRA



Conforme o planeado, realizou-se, no passado dia 10/02/2012 (Sexta Feira), a visita de estudo e institucional ao Instituto Pedro Nunes (IPN), em Coimbra, que teve vinte e um participantes.

Atendendo à importância do ambiente eleitoral que se vive na AACDN, foram especialmente informadas as lideranças das duas Listas Candidatas aos órgãos Nacionais, de que seria uma honra para a Delegação Centro receber a inscrição de representantes seus como participantes na Visita de Estudo.

A Visita de Estudo decorreu conforme o seguinte Programa :

11h00 - Recepção no auditório do IPN.

Na recepção, a Presidente do IPN, Prof. Doutora Teresa Mendes, deu as boas vindas aos participantes e procedeu a uma breve descrição histórica do IPN, enquanto Associação para a Inovação e Desenvolvimento em Ciência e Tecnologia, criado em 1991 como instituição de direito privado, de utilidade pública, sem fins lucrativos.

Realçou que a Missão do IPN é contribuir para transformar o tecido empresarial e as organizações em geral, promovendo uma cultura de inovação, qualidade, rigor e empreendedorismo, assente num sólido relacionamento Universidade/Empresa e actuando em três frentes que se reforçam e complementam: a investigação e desenvolvimento tecnológico, a consultadoria e serviços especializados, a incubação de ideias e empresas, e a formação especializada e divulgação de ciência e tecnologia.

Terminou agradecendo à AACDN, na pessoa do Presidente da Delegação Centro, a visita ao IPN, dizendo ter tido muito gosto em aceitar o pedido para a sua concretização, e informando que a apresentação detalhada da actividade do IPN seria efectuada pelo Doutor Carlos Cerqueira, Director da Inovação.

A Prof. Doutora Teresa Mendes aproveitou para disponibilizar, a todos os participantes, o “dossier” de apresentação institucional do IPN.

11h10 - Apresentação da AACDN pelo Presidente da Delegação Centro da AACDN.

Pela AACDN, o Presidente da Delegação Centro, Engº Aires Francisco, agradeceu à Presidente ao IPN a disponibilidade para receber a AACDN, realçando a excelente comunicação institucional estabelecida através da Directora do Departamento, Engª Patrícia Luiz, e também a todos os Participantes, Auditores do CDN e seus Convidados, de Lisboa, Porto e Coimbra, que tão generosamente corresponderam à importância atribuída à Visita de Estudo.

De seguida procedeu à apresentação da AACDN, enquanto Associação de Utilidade Pública que integra, como associados, os cidadãos habilitados com o Curso de Defesa Nacional, do Instituto de Defesa Nacional, e cuja actividade é estatutariamente relacionada com o “Reforço da Identidade Nacional”, e em particular com a “Segurança e Defesa Nacional”, em sentido amplo, onde, na actualidade, as Instituições de Ensino Superior, a Ciência, a Tecnologia e o Empreendedorismo, ocupam lugar de destaque.

Aproveitou também para, em nome da AACDN, felicitar o Instituto Pedro Nunes, na pessoa da sua Presidente, pelo prestígio nacional e internacional alcançado, e toda a Equipa do IPN, que constitui o exemplo de Capital Humano de Excelência em que é necessário apostar, e cujo esforço é justo e obrigatório reconhecer, por constituir um motivo de esperança para o nosso País, como é bem patente nos nossos dias .

Referiu

Como forma de assinalar a visita da AACDN ao IPN, o Engº Aires Francisco entregou à Prof. Doutora Teresa Mendes a medalha institucional da AACDN.

11h25 - Apresentação do IPN pelo Director de Inovação, Doutor Carlos Cerqueira.

O Doutor Carlos Cerqueira apresentou aos participantes uma agradável comunicação, através da qual, entre outra informação, salientou a experiência do IPN no interface Universidade/Empresa, através da Inovação e Desenvolvimento Tecnológico, Incubação de Empresas e Formação de alto nível, referindo os seus Laboratórios (de Automática e Sistemas - LAS, de Ensaios, Desgaste e Materiais- LED&MAT, de Informática e Sistemas - LIS, de Eletroanálise e Corrosão - LEC, de Geotecnia - LABGEO, etc,) como meios de transferência de tecnologia, ao trabalharem em consórcio com empresas, de que deu vários exemplos de projectos de sucesso.

Evidenciou também que, em 15 anos de incubação (1995-2010), o total de empresas encubadas foi superior a 150, das quais Spin-off da U. Coimbra superior a 65 %, empresas em actividade superior a 80 %, volume de negócios superior a 70 Milhões de Euros,, percentagem de exportação superior a 35 %, e emprego directo qualificado 1500, razão porque a incubadora do IPN foi considerada “ THE BEST SCIENCE BASED INCUBATOR OF 2010”.

Finalmente informou estar em construção uma Aceleradora de Empresas após a Incubação, para que mantenham acesso ao conhecimento, apoio na internacionalização e usufruto de ambiente de inovação .

11h45 – Visitas a Três Laboratórios, Guiada pelos Responsáveis.

Foi proporcionada aos participantes a visita sucessivamente ao LAS, guiada pelo Engº António Cunha, ao LABGEO, guiada pela Engª Maria Alexandre e ao LED&MAT, guiada pelo EngºJoão Paulo Dias.

)13h00 Almoço.

O almoço decorreu nas instalações do IPN, o que proporcionou uma troca de impressões informal mas muito produtiva acerca dos assuntos tratados, e o sempre agradável convívio entre todos os participantes, auditores de vários cursos, convidados e responsáveis do IPN.

14h30 : Visita a Três Empresas Encubadas, Apresentadas pelos Responsáveis

Seguiu-se a visita a três das empresas encubadas, a BlueTrend http://www.bluetrendtech.com/, apresentada pelo Engº Nuno Ivo, a iNovmapping, http://www.inovmapping.com/, apresentada pelo Drs Hugo Grácio e Rogério Coelho, e a WSBP http://www.wsbp.eu/, apresentada pelo Prof. Engº Manuel Gameiro.

16h00 Encerramento, café

A visita de estudo foi finalizada em ambiente informal, com a simpática oferta, pelo IPN, de um café.

Coimbra, 14/02/2012

Aires Francisco,
(Presidente da Delegação Centro da AACDN )

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

FOLHA INFORMATIVA Nº. 68



ASSINATURA DO PROTOCOLO DE COOPERAÇÃO ENTRE A AACDN E A SEEDR


A Associação de Auditores dos Cursos de Defesa Nacional e a Seceretaria de Estado da Economia e Desenvolvimento Regional assinaram um Protocolo de Cooperação visando consagrar a articulação entre o grupo de trabalho no âmbito da AACDN, que elaborará um documento que servirá de apoio à definição estratégica para o próximo Período de Programação 2014-2020, e o Gabinete do Secretário de Estado Adjunto, da Economia e Desenvolvimento Regional.

Como se sabe a Associação de Auditores dos Cursos de Defesa Nacional - AACDN é uma associação de fins não lucrativos e carácter apartidário cujos objectivos e actividades se baseiam no conceito global de Defesa Nacional. Esta parceria com a SEEDR é tão importante para a AACDN porquanto no seio da nossa Associação existem associados enquadrados nos diversos sectores de actividade existente no País e que, por força disso, poderão dar uma visão global da sociedade civil.

A AACDN esteve representada na assinatura deste protocolo pela sua Presidente, Drª. Isabel Meirelles, pela Vice-Presidente da Direcção, Drª. Maria do Céu Madeira e pelo associado Dr. Paulo Ramalheira Teixeira.

Esta parceria tem por objectivo a realização de encontros de trabalho e actividades de promoção do trabalho efectuado, sempre que as partes entendam por conveniente.

A partir deste momento, a AACDN espera e aceita contributos e manifestações de disponibilidade dos seus associados sem a participação dos quais será manifestamente impossível corresponder aos objectivos deste Protocolo.


Paulo Ramalheira Teixeira

Sócio nº. 825/03

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

X ENCONTRO PASC



A PASC: Plataforma Activa da Sociedade Civil, da qual a AACDN é associação fundadora, irá promover no dia 24 de Fevereiro, na Sociedade de Geografia (Lisboa), mais um Encontro Público, desta vez sobre “A Importância da Lusofonia”, assim debatendo, uma vez mais, as grandes questões estratégicas para o Futuro de Portugal.
Estamos num momento de viragem. Após décadas de aposta exclusiva na Integração Europeia, Portugal vira-se também para o Espaço Lusófono, compreendendo enfim o potencial, ainda por cumprir, dessa viragem estratégica.
Neste Fórum, iremos pois reflectir sobre esse Caminho de Convergência com os restantes países e regiões do Espaço Lusófono – no plano cultural, mas também social, económico e político.
Caminho que não será apenas benéfico para Portugal, como também para os restantes países e regiões do Espaço Lusófono. Daí, de resto, os dois momentos deste Encontro Público: “a Importância da Lusofonia para Portugal” e “para toda a Comunidade Lusófona” (cf. cartaz em anexo).
A finalizar a sessão, será entregue o “Prémio Personalidade Lusófona” ao Professor Adriano Moreira – iniciativa do MIL: Movimento Internacional Lusófono, entidade integrante da PASC e organizadora deste evento.