A Assinatura de mais do que um Protocolo de Cooperação
A Assinatura do Protocolo com a ADALEDE, nossa congénere espanhola, em Madrid, a 17 de Fevereiro de 2012 abre as portas a inúmeras oportunidades e pode ajudar a internacionalizar as actividades da AACDN e a transformá-la, cada vez mais, num Think Tank com relevo na definição da estratégia e das mais importantes políticas nacionais.
No passado dia 17 de Fevereiro decorreu, em Madrid, a assinatura do protocolo de cooperação entre a ADALEDE – Associación de Diplomados en Altos Estudos de la Defensa Nacional – e a AACDN.
Durante os dois dias da estadia em Madrid a delegação da AACDN foi sempre acompanhada pelo Presidente da ADALEDE, Dom Antonio Colino, e pelo seu 1.º Vice Presidente, Tenente General Carlos Arruche Gomez. A Delegação da AACDN foi composta por Dr.ª Isabel Meireles, Dr.ª Maria do Céu Madeira e Eng.º Américo Ferreira, em nome da Direcção, e por mim, sócio 673/99.
Para além da assinatura do Protocolo, o programa contemplou momentos de elevado interesse, nomeadamente:
- um passeio pedestre pela Madrid histórica, devidamente guiada pelos nossos anfitriões, que a partir da visita conseguiram dar uma visão global da história de Espanha desde os Reis Visigóticos, e do papel da cidade de Madrid nesse processo, desde Filipe I;
- um jantar no Teatro Real, em que para além do Presidente e 1.º Vice Presidente da ADALEDE estiveram presentes dois outros membros da Direcção, Carmen Rodriguez Augustin e Luís Lloret Gadea, e onde se debateu o Iberismo, o funcionamento dos Cursos nos dois países e, sobretudo, os possíveis modos de cooperação futura;
- uma interessantíssima visita ao Museo Naval de Madrid, em que fomos acompanhados por um outro membro da Direcção da ADALEDE, o Embaixador Salino (ex-embaixador do Reino de Espanha em São Tomé e Príncipe e Cabo Verde, e que além de falar Português é um grande amigo e conhecedor de Portugal, tendo até sido sócio do Comércio do Porto). Tivemos o privilégio de ser guiados pelo Director da Fundação do Museu Naval, Don Emilio Aléman de la Escosura, numa visita ao Museu que se transformou num momento de aprendizagem sobre o papel da Marinha e do mar no desenvolvimento e na história de Espanha, bem como de um frutífero debate de ideias sobre a nossa História comum, em Terra e no Mar - com a devida polémica inerente a diferentes visões e versões - mas sempre com a cordialidade devida e um elevado sentido do humor do nosso anfitrião. A delegação teve ainda oportunidade de apresentar cumprimentos ao Director do Museu Naval de Madrid, Almirante Gonzalo Rodríguez González-Aller.
A delegação foi então conduzida até às instalações da CESEDEN - Centro Superior de Estudios de la Defensa Nacional - do Ministério da Defesa, onde a delegação da AACDN foi recebida pelo Director, Tenente General Alfonso de la Rosa Morena, e onde se juntaram a nós mais dois membros da Direcção da ADALEDE, José Maria Ozores Masso e Javier Ruiz de Ojeda (Secretário da Direção da ADALEDE).
O CESEDEN, em plena Avenida Castellana, nas proximidades do Ministério da Defesa, alberga a sede da EALEDE: Escuela de Altos Estudios de la Defensa (a entidade correspondente, grosso modo, ao IDN) e o ESFAS - Escuela Superior de las Fuerzas Armadas (aproximadamente equivalente ao Instituto de Estudos Superiores Militares), e funciona como casa-mãe da ADALEDE, tal como a delegação pode aprender durante a interessante apresentação do CESEDEN que foi conduzida pelo Tenente Coronel José Manuel Estévez Payeras.
Precedida do preenchimento do Livro de Honra do CESEDEN e antes do almoço de confraternização entre os membros da Direção da ADALEDE e da da CESEDEN e da delegação da AACDN, deu-se a dupla assinatura (uma em cada língua) do Protocolo de Cooperação entre a AACDN e ADALEDE, cujo conteúdo se pode conhecer no sítio da AACDN (www.aacdn.pt).
Este protocolo é o culminar de um processo que se iniciou há alguns meses, e que teve um primeiro momento de encontro com a presença de uma delegação da ADALEDE no Congresso da AACDN, no Algarve, em Outubro de 2011.
Luís Maia
Sócio nº. 673/99