sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

INICIO DO CURSO DE ACTUALIZAÇÃO DE AUDITORES DE DEFESA NACIONAL (CAACDN 2011)


Teve início no passado dia 14 de Fevereiro, pelas 15h30, no auditório 1 do Instituto de Defesa Nacional, o primeiro curso de actualização para antigos Auditores dos Cursos de Defesa Nacional do IDN.

Trata-se de uma iniciativa conjunta da AACDN e do IDN, que, pela sua relevância contou com uma adesão maciça dos sócios da Associação, e consequente dilação do numerus clausus inicialmente previsto, permitindo corresponder às solicitações dos associados.

Na abertura solene, onde usaram da palavra o Exmº Senhor Presidente do IDN, Major-General Rodrigues Viana, e a nossa estimada Presidente, Dr.ª Isabel Meireles, foram evocados os objectivos comuns de contribuir para afirmar o apoio à formulação e desenvolvimento do pensamento estratégico nacional nos domínios relacionados com a segurança e defesa e de fomentar a elaboração e discussão de outras vertentes com ele relacionadas. Foi ainda exaltada a oportunidade e relevância da formação, face ao actual quadro de riscos, desafios e ameaças que assola o Mundo,

Importa realçar que esta é a primeira parceria entre a Associação e o Instituto, para o desenvolvimento de acções formação, pautando-se a iniciativa, conforme a tradição de ambas as entidades, pela excelente qualidade dos conteúdos e dos conferencistas.

Uma nota para os Auditores que integram o Curso de Actualização, num total de 61 associados, os quais revelam desde o primeiro momento um dinamismo, uma motivação e uma camaradagem que permitem desde já antever um enorme sucesso para esta iniciativa.


André Inácio

Vogal da Direcção

CDN2003

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

JANTAR –DEBATE com o Governador do Banco de Portugal




Integrado no Plano de Actividades da nossa Associação, decorreu no passado dia 7 de Fevereiro, na messe de oficiais da Força Área, mais um Jantar-Debate, desta feita, subordinado ao tema O DESAFIO DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DA ECONOMIA PORTUGUESA, o qual teve como conferencista convidado o Senhor Governador do Banco de Portugal, Doutor Carlos Costa.

A importância e actualidade do tema, por um lado, e as altas qualificações e experiência profissional do orador, por outro, cedo suscitaram o interesse dos associados, que em grande número responderam ao desafio formulado pela Direcção.

Com efeito, não obstante a amplitude da sala, a Direcção foi forçada ao constrangimento de cancelar as inscrições, por inexistência de lugares.A Presidente da Direcção abriu a sessão com palavras de saudação ao conferencista, ao moderador e, naturalmente, a todos os associados e acompanhantes presentes.

A apresentação do orador foi feita pelo moderador da palestra, Dr. António Costa, Director do Diário Económico e Administrador da Ongoing, que a par de algumas notas sobre o seu extenso e brilhante curriculum do Senhor Governador do Banco de Portugal, salientou também as suas qualidades profissionais e humanas, naturalmente reflectidas na dinâmica que imprimiu ao funcionamento da instituição que superiormente dirige.

Usou, então, da palavra o conferencista.

Excelente comunicador, falando-nos de coisas complexas e densas numa linguagem fluente e simples, teve o condão de constantemente manter presos a nossa atenção e o nosso interesse.E no enlevo e entusiasmo das suas palavras, diante de nós foram desfiando dificuldades e desafios, projectos e fracassos, políticas erradas e suas consequênciaFalou-nos de temas que, pela sua importância e actualidade eram só por si motivo para outro jantar-debate.

Falou-nos da crise financeira, do subprime e das motivações que lhe estiveram subjacentes, bem como gravosas consequências financeiras, económicas e sociais.

Falou-nos do endividamento do país, das empresas e das famílias. Falou-nos de países trabalhadores, organizados e competitivos. Falou-nos do Estado Providência e da Europa solidária.

Falou-nos da crise do desemprego e da inevitabilidade da cessação de muitos dos postos de trabalho em actividades mais tradicionais, a par das dificuldades de criação de novos empregos que satisfaçam as justas aspirações dos jovens desempregados, alguns deles altamente qualificados.

Mas, falou-nos também da vontade e das ambições colectivas de um Povo que, ancorado no seu passado e na sua História, acabará por ultrapassar estes tempos difíceis e por trilhar os caminhos do progresso.

E se é verdade que a expectativa era grande, também não é menos verdade que esta foi largamente superada.

Terminada a parte expositiva, entrou-se no período de debate, vivo e animado, aproveitado pelos associados para formularem as suas questões, às quais o Sr. Governador, detalhada e abertamente, respondeu.

Infelizmente, o adiantado da hora não permitiu que todas as dúvidas fossem apresentadas.

Este foi, inquestionavelmente, um excelente jantar-debate.

Bem-haja, por isso, Senhor Governador.


José Monteiro

Presidente do Conselho Fiscal

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Apresentação da AACDN aos novos Auditores no Instituto de Defesa Nacional.

No dia 8 de Fevereiro, deslocaram-se ao Instituto da Defesa Nacional, a Presidente e os Vice-Presidentes da Direcção,bem como, os Presidentes da Assembleia Geral e do Conselho Fiscal, a fim de apresentarem a Associação aos auditores que frequentam o Curso de Defesa Nacional de 2010/11.

O Presidente da Assembleia Geral, General Mariz Fernandes, dirigiu algumas palavras de cumprimentos aos novos Auditores, anunciou o propósito da visita e introduziu de imediato a Presidente da Direcção, dando-lhe a palavra.

A Dra. Isabel Meirelles historiou o aparecimento da Associação, fez um resumo da sua finalidade e dos seus objectivos, bem como das principais actividades conduzidas por esta Direcção durante o ano de 2010. Terminou a sua exposição com um diaporama ilustrativo das referidas actividades e exortou os auditores a inscreverem-se como sócios.

O Presidente do Conselho Fiscal, Dr. José Monteiro, tomou em seguida a palavra, fazendo notar o dever moral dos auditores corresponderem ao investimento feito pelo Estado na sua formação, continuando a interessarem-se pelos assuntos da defesa, bem como as vantagens que poderão retirar da sua adesão à Associação, como fonte de informação e de convívio.

A sessão foi seguida de um almoço gentilmente oferecido pelo General Director do IDN, no qual antigos e novos auditores tiveram oportunidade de contactar e trocar impressões.

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Convite Jantar– Debate Governador do Banco de Portugal.




Caros (as) Associados(as).

A Associação de Auditores dos Cursos de Defesa Nacional, no âmbito das suas actividades, vai realizar, no próximo dia 7 de Fevereiro, pelas 20H00, um Jantar-Debate que tem por tema “O DESAFIO DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DA ECONOMIA PORTUGUESA” em que será Orador o Exmo. Senhor Governador do Banco de Portugal, Doutor Carlos Costa.

O jantar vai ter lugar na Messe de Oficias da Força Aérea, sita na R. Monsanto, 1100-159 LISBOA. O Preço do Jantar para Associados (as) e Convidados (as) é de 25,00€

Esta é uma oportunidade para juntos, partilharmos ideias, construirmos caminhos e deixarmos o contributo da nossa reflexão para a sustentabilidade presente e futura do nosso País .

Conto com todos os (as) Associados (as), Cônjuges e seus Convidados(as)!

Isabel Meirelles
Presidente da Direcção da AACDN