quarta-feira, 16 de março de 2011

SESSÃO DE ENCERRAMENTO DO CURSO DE ACTUALIZAÇÃO DE AUDITORES



Terminou no passado dia 25 de Fevereiro o primeiro curso de Actualização dos Auditores do Cursos de Defesa Nacional, uma iniciativa conjunta da AACDN e do IDN. Na cerimónia de encerramento usaram da palavra, para além da Presidente da nossa Associação e do Exmo. Presidente do IDN, Sua Excelência o Exmo. Senhor Secretário de Estado da Defesa.

Na sua intervenção, o Presidente do IDN, Major-General Rodrigues Viana, relevou a importância dos conteúdos, a qualidade dos oradores bem como a entusiástica reacção dos auditores, cujos diversos saberes contribuíram para um debate muito profícuo no final de cada palestra, classificando esta formação como um curso de elevado nível.

Destacou a importância do curso no reforço dos laços entre os Auditores e o Instituto de Defesa Nacional e recordou o importante papel dos Auditores dos Cursos de Defesa Nacional no reforço da cidadania, através da divulgação das temáticas de defesa nacional junto da sociedade civil, concorrendo para a disseminação de uma “cultura de Defesa Nacional”. Terminou a sua alocução confiando “uma carta de missão” aos Auditores deste curso, no sentido de “intervir informadamente na divulgação da Defesa Nacional”.

Seguidamente usou da palavra a Presidente da AACDN, Dr.ª Isabel Meireles, atribuindo especial enfoque ao actual estado das relações entre a Associação e o IDN, cujo elevado nível de excelência atingido se patenteia na forma como a Direcção do IDN, deu resposta à proposta de realização desta formação, a qual foi desenhada em tempo recorde, revelando-se um curso notável, constituído por uma panóplia de conferencistas de elevado nível e versando sobre temáticas da maior actualidade.

Realçou também a importância de se reencontrar antigos colegas, cimentar laços de amizade e solidariedade, contribuindo para que a AACDN seja um grupo cada vez mais coeso e mais forte.

Encerrou a sua intervenção frisando ser obrigação de todo o Auditor de Defesa Nacional retribuir ao país aquilo que o país nele investe, pelo que a AACDN se compromete a intensificar a sua missão de reproduzir e propagar os conhecimentos de Defesa Nacional junto da sociedade civil, aceitando como um desafio e uma honra a carta de missão confiada pelo Presidente do IDN.

Por fim usou da palavra o Sua Excelência o Secretário do Estado da Defesa, Dr. Marcos Perestrelo, o qual após agradecer o convite, recordou a sua dupla qualidade de Auditor de Defesa Nacional e de associado da AACDN. Seguidamente felicitou o IDN e a Associação pela iniciativa e pela parceria, que conforme bem o atesta a adesão maciça, reveste-se da maior importância. Dos seus tempos do curso de auditores ficaram-lhe duas notas marcantes, a sensibilização para as questões de Defesa Nacional e o convívio, a troca de saberes, constituindo a AACDN o espaço de eleição para o aprofundamento e manutenção de tão relevantes desideratos.

Os cursos de actualização, dos quais este há-de ser apenas o primeiro, pautam-se por uma enorme importância face a uma realidade que se altera a uma velocidade perturbante. A sensibilização da Sociedade Civil em matérias tão dispares como o impacto estratégico dos acontecimentos no Norte de África; as questões ligadas à Segurança Alimentar ou às Energias Fosseis, o bom funcionamento e desenvolvimento de uma Sociedade Democrática, apenas para referir algumas das temáticas de Defesa, cabe a todos nós, Auditores do Cursos de Defesa Nacional, tornando-nos agentes mais activos na Defesa e Segurança. Terminou felicitando todos os presentes pela participação no curso e a Presidente da AACDN pelo excelente trabalho que a actual direcção vem desenvolvendo. A cerimónia teve o seu termo com o acto de congratulações e entrega dos diplomas aos Auditores que terminaram o seu curso de actualização.

André Inácio, Vogal da Direcção

Auditor CDN 2003

Sem comentários:

Enviar um comentário