terça-feira, 15 de maio de 2012

FOLHA INFORMATIVA N.º 72



VISITA DA ADALEDE AO PORTO


A convite da Delegação Regional Norte da AACDN, estiveram no Porto representantes de uma delegação da ADALEDE, numa iniciativa que será com certeza apenas a primeira de uma longa e frutuosa cooperação.

A comitiva espanhola, composta pelo seu primeiro Vice-Presidente, Tenente General Carlos Gómez Arruche, acompanhado pela sua esposa, e vindo em representação do Presidente, Dom Antonio Colino, e pelo responsável pelas relações institucionais, José Maria Ozores Massó, após devidamente instalada, foi primeiramente recebida no Castelo de São João, sede do IDN no Porto. A simpática recepção, um Porto de Honra presidido pelo Professor António Vilar, em nome da Delegação Regional, contou com a presença de auditores de diversos cursos, e com a hospitalidade do Tenente Coronel Lourenço, em representação do Tenente Coronel Veloso, que está à frente da Delegação do IDN Porto, mas que partiu em missão precisamente neste dia (aprontamento para chefiar a missão Portuguesa ao Afeganistão que irá partir no Outono deste ano).

O jantar de boas vindas foi ocasião para boa a animada troca de impressões sobre a situação dos nossos países e associações, bem como para um convívio em redor de alguns produtos portugueses que foram muito apreciados e serviram para compensar a meteorologia adversa deste primeiro dia da visita da ADALEDE ao Porto.

O segundo dia iniciou‐se cedo, novamente no IDN do Porto, com a sessão de trabalho prevista, num seminário‐mesa redonda que teve na mesa o Vice-Presidente da ADALEDE, a Presidente da AACDN, Dra. Isabel Meirelles, e o Presidente da Delegação do Norte da AACDN, Professor AntónioVilar. E foi considerada unanimemente muito produtiva por todos os participantes, e sobre a qual faremos uma nota informativa específica. A sessão estendeu-se por toda a manhã.

O circuito histórico iniciou‐se pela “Ribeira”, coração da zona património mundial e o menu do almoço, num restaurante dos mais antigos da cidade, não poderia ser mais típico: feijoada e francesinha, conforme as escolhas.
Havia, pois, muitas calorias para sustentar uma caminhada que foi longa, e acompanhada de explicações sobre a cidade, a sua evolução e ligação à História de Portugal. Foi um privilégio ser o cicerone deste grupo, composto pela delegação da ADALEDE e da AACDN pelo Porto de Dom Hugo, muralha Fernandina, “ponte das Barcas”, Sé, Pelourinho, Avenida dos Aliados, Torre dos Clérigos, num visionamento cuidado dos azulejos da Estação de São Bento narrando episódios da nossa história e da nossa cultura, até à maravilhosa vista da Serra do Pilar e a visita às caves, num dia em que o sol decidiu marcar forte presença. Foi este conjunto que deixou os nossos visitantes, nas suas palavras, “maravilhados”.

Vímara Peres, D. Afonso Henriques, Egas Moniz, o Bispo do Porto Dom Hugo, D. João I, D. Fernando, o Infante D. Henrique, D. João II, D. Manuel, D. José, o Marquês de Pombal, D. Luis I, Oliveira Salazar ou Ernâni Lopes (negociação de adesão à EU) foram alguns dos nomes de personalidades da nossa história de que se falou ao longo do circuito histórico.

O programa alongou‐se e por isso a visita ao Palácio da Bolsa e à talha dourada da Igreja de São Francisco tiveram de ser preteridas mas, como previsto, tudo terminou num jantar em honra dos convidados. Na realidade ele deu‐se já em horário “espanhol” (eram já mais de 23 horas quando se iniciou) mas isso não impediu que fosse também ele muito animado e de fortalecimento de laços que são já fortes. As instituições são as pessoas e há uma grande vontade de trabalhar em conjunto, havendo já ideia de um seminário, em Espanha, talvez em Novembro.

No domingo o programa foi livre e ficamos satisfeitos por saber que os nossos convidados tiveram a curiosidade de completar o programa do dia anterior. Já noutro edifício com que ficaram muito bem impressionados, o aeroporto Francisco Sá Carneiro, foram sinceros e profundos os seus agradecimentos na hora da despedida.

Até breve.

Luís Maia
Associado n.º673/99

Sem comentários:

Enviar um comentário