terça-feira, 25 de maio de 2010

Resumo do Jantar-Debate com o Dr. António Vitorino


Realizou-se em 24 de Maio de 2010 o jantar-debate que se encontrava programado, no qual foi orador o Dr António Vitorino.

O evento teve lugar nas magníficas instalações do Fontana Park Hotel e reuniu 71 associados e convidados. Esteve presente a Subdirectora do IDN, Drª Helena Carreiras, em representação do Director, ausente no estrangeiro.

Foi moderador o Dr Nuno Rogeiro, que fez a apresentação do orador e introduziu o tema com algumas referencias aos recursos humanos e materiais dos países ocidentais.

O orador discorreu sobre o tema “As questões europeias de segurança e defesa e os constrangimentos da crise”, fazendo o desenvolvimento das últimas evoluções da politica da NATO e da União Europeia em matéria de defesa, designadamente o novo conceito estratégico da primeira daquelas instituições, a aprovar na próxima cimeira de Lisboa.

Referiu-se às dificuldades que a actual crise económico-financeira não deixará de trazer aos investimentos públicos em matéria de defesa e assinalou as preocupações da Europa com a crise demográfica que advém dos baixos índices de natalidade, os quais se farão sentir de forma negativa a partir de 2015.

O debate que se seguiu foi muito vivo e participado. Das numerosas questões levantadas salienta-se a conclusão da necessidade de uma nova concepção sobre a utilização das Forças Armadas num contexto de luta contra o terrorismo, tendo o Dr António Vitorino admitido a conveniência de uma revisão constitucional que estabeleça as condições dessa intervenção.

Outra das conclusões foi a necessidade de não confundir o islamismo com a acção de grupos radicais que ameaçam a segurança ocidental, como forma de evitar um conflito de civilizações.

O elevado nível do orador e moderador e a qualidade das questões colocadas fizeram com que este primeiro jantar-debate organizado pela nova Direcção constituísse um assinalado êxito.

Também a Imprensa se interessou pela particularidade do tema e dos oradores, tendo estado presentes jornalistas da Rádio Renascença, da TSF, e do Expresso (a nossa associada Luísa Meireles).

Relatório da Visita à RTP




Foi realizada, tal como estava programada, no passado dia 19 de Maio, a Visita à RTP pelos associados da AACDN. Para tal contámos com uma cordial e inexcedível recepção e posterior condução da Visita, pelo nosso consócio Dr. Vasco Trigo, pelo jornalista Manuel Menezes já com muitos anos de experiência da casa, pelo Engº Carlos Gomes responsável mais pela área da Rádio e pela Dra. Ana Santana.

Inicialmente, os Senhores Associados assistiram a um briefing, apresentado, não pelo Dr. Lopes de Araújo, como estava previsto, mas sim pelo nosso consócio Dr. Vasco Trigo, bem como, pontualmente, pelo jornalista Manuel Menezes e pelo Eng.º Carlos Gomes. Uma vez iniciado o briefing, o Dr. Vasco Trigo fez uma alusão à constituição do Grupo RTP, hoje já não Rádio Televisão Portuguesa mas, tal como frisou o jornalista Manuel Menezes, Rádio Televisão de Portugal. O Grupo RTP é constituído por 9 canais de Televisão (RTP1 e 2, de âmbito generalista e de cobertura nacional; os disponíveis por cabo ou satélite como a RTPN, de cariz informativo e a RTP Memória relativa à vertente histórica da própria instituição; a RTP Açores e a RTP Madeira de âmbito regional mas que se pretende que venham a tornar-se nacionais embora com conteúdos regionais; de incidência global a RTP Internacional, onde foi salientado que, mais recentemente, também difunde programas dos canais privados nacionais, e a RTP África direccionada para os PALOP’s, bem como para as comunidades imigrantes residentes no nosso país; por último, e fruto do boom das designadas T.I.C’s – Tecnologias da Informação e da Comunicação - a que a RTP não poderia ficar indiferente, temos a RTP Mobile. O jornalista Manuel Menezes, a este propósito, salientou que a RTP também possui um portal na internet que muitas vezes é ignorado por falta de divulgação) e por 8 canais de Rádio.

No contexto da Rádio interveio o Eng.º Carlos Gomes, mais conhecedor desta área devido a um passado ligado a esta. Daí que tivesse feito um "apanhado geral" sobre as Rádios que o Grupo RTP detém (Antena 1, 2 e 3, RDP Madeira e RDP Açores).

Uma "nota" ainda para o número de actuais profissionais que trabalham na RTP - serão cerca de 2400 (351 administradores, 571 jornalistas e 1245 técnicos) e para o facto de termos visitado o Estúdio onde se realiza o "Telejornal", bem como o Estúdio da Antena 2 e, já no términus da Visita, o Estúdio nº2, bem como a "régie" - local onde se trabalha quer o som, quer as luzes do Estúdio, e onde se tem uma perfeita noção de que aí trabalham simuiltaneamente cerca de 30 profissionais, ao contrário do que sucede com as realizações no exterior ( funcionaram na Visita de Sua Santidade o Papa Bento XVI cerca de 63 câmaras).






Foi ainda transmitido aos presentes que aq RTP debate-se com problemas financeiros. Daí que tudo o que sobrevém da publicidade é canalizado para o serviço da dívida.

Para além desta informação, que não é de agora, foi também salientado aquando da passagem aos Estúdios Rádio que actualmente tudo é realizado por computador, isto é, são feitas as gravações e posteriormente são postas "no ar" sem ser necessária a presença física de quem realiza os programas. Por exemplo temos o caso da Antena 2, onde quem selecciona a música clássica nem sequer necessita de ir aos Estúdios. Chega-se inclusive ao pormenor de o computador poder alterar a vozes de quen faz o programa. Enfim tudo isto é fruto do desenvolvimento galopante a que hoje se assiste nas TIC's, já mencionadas atrás.

O Eng.º Carlos Gomes a contrario sensus, fez referência ao papel muito importante que a "onda curta" ainda desempenha na Rádio, pois permite que qualquer pessoa, esteja onde estiver no globo, com um mero "transistor a pilhas" capte a RDP.

A Visita terminou com um périplo aos Estúdios números 1, 2 e 3, embora apenas tenha sido possível observar o Estúdio nº 2 (onde se realiza o programa "Praça da Alegria").

sexta-feira, 21 de maio de 2010

PASC II - "Nós e os Governantes: é preciso mudar já!!"

Dia 26 de Maio - Pelas 18 horas, a não perder o II Encontro da PASC (Plataforma Activa da Sociedade Civil), intitulado "Nós e os Governantes: é preciso mudar já!!", que decorrerá no Auditório B da Reitoria da Universidade Nova, Campus de Campolide. Como diria J. F. Kennedy não esperemos que seja o país a fazer por nós, mas sim que sejamos nós a fazer pelo país. Daí que vos deixêmos esta sugestão. Para uma informação mais concreta convidamos os Senhores Associados a consultarem o site da AACDN (www.aacdn.pt).

quinta-feira, 13 de maio de 2010

Resumo da Visita a Alcobaça

Chuvoso e caloroso, foi assim o dia 8 de Maio, na visita dos Auditores da AACDN à Cidade de Alcobaça. Chuva forte seguiu-nos do autocarro ao Mosteiro, primeira etapa da cultura, onde 45 participantes foram recebidos de maneira aberta e afável pelo Dr. Rui Rasquilho, antigo Director do Convento Museu, e agora nosso guia privilegiado. A introdução ao conhecimento iniciou-se na Igreja, no transepto - obra do início do Sec XIII - em resultado de doação do primeiro Rei a S. Bernardo, monge branco de Cister. O Mosteiro constituiu-se como uma das maiores Igrejas Cistercienses, cuja evolução ao longo dos séculos lhe misturaram as origens e os mistérios da construção gótica e românica. Os túmulos de Pedro e Inês evidenciam a pujança da arte e da imaginação. Seguiu-se o Claustro do Silêncio, com a Virgem a desafiar a natureza e a surgir o milagre. A Sala do Capítulo, o dormitório, o parlatório, a enorme cozinha, o refeitório, o lavabo. Terminando na Sala dos Reis, ou do Povo?


Mais ricos de conhecimento, e agradecendo ao Dr Rui Rasquilho, seguimos a chuva até à Câmara Municipal de Alcobaça onde nos esperava o Presidente, Dr. Paulo Jorge Marques Inácio, para uma audiência de cumprimentos no Salão Nobre dos Paços do Concelho.


E mais chuva em direcção a uma refeição regional, mistura de prazeres da mesa com os prazeres das boas companhias e conversas. Afinal, é também este convívio um dos pontos fortes no sucesso destas visitas.

Como previsto, fomos seguidamente a Cós, uma das antigas povoações dos Coutos do Mosteiro de Alcobaça, de que dista 7 kms. Aí encontrámos algo que assombra: restos do antigo Mosteiro, profundamente destruído em 1834. Destaca-se uma Igreja com um belíssimo altar mor de talha dourada, do início da arte barroca em Portugal, com azulejos setecentistas e tectos apainelados e um magnífico coro monástico.

Uma intimidade espiritual que nos rebaixa à condição humana, e faz pensar que, só por isto, terá valido a pena este Sábado Cultural em Alcobaça.

quarta-feira, 12 de maio de 2010

Novos Dirigentes na Delegação Norte da AACDN


Por iniciativa da Direcção cessante da Delegação Norte da AACDN, particularmente pelo Dr. Luís Maia, foi convocada uma reunião do Conselho Regional do Norte que teve lugar no Castelo de São João (IDN Porto), dia 7 de Maio, sexta-feira, pelas 20h30. O objectivo dessa convocatória e respectiva reunião era, além da eleição de uma nova equipa directiva escolhida pelo Conselho Regional, dar um impulso, para novo alento, à Delegação Regional da AACDN.


Para essa reunião foram convocados igualmente todos os Associados da AACDN do Norte.

Após discussão dos assuntos em agenda, e posta a questão dos nomeados para as funções directivas, o Dr. António Vilar veio declarar-se disponível para este desafio, o que de imediato mereceu o aplauso de todos os presentes e o merecido reconhecimento. De seguida, António Vilar solicitou às suas duas colegas de curso, Brígida Moucho e Maria Augusta Guimarães que a ele se juntassem, o que foi aceite, por ambas, prontamente.

Procedeu-se de imediato à votação, em que não houve nem votos contra nem abstenções. POR UNANIMIDADE, foi, assim, eleita a nova Direcção da Delegação que será composta por estes três ilustres associados:


Dr. António Vilar, sócio 835/03


Drª Brigida Moucho, sócia 801/03


Drª Maria Augusta Guimarães, sócia 591/96


Que assumiram a sua actual missão baseada em dois pontos essenciais:


1. RE-UNIR os associados e os auditores da região, em torno da AACDN.

2. Regularizar a situação legal das Delegações (em colaboração com a Direcção Nacional).

A Direcção da AACDN manifesta o seu enorme regozijo pela escolha de uma equipa de tão alta qualidade e craveira, e está segura que, doravante, o dinamismo regressará à Delegação Regional do Norte. Podem contar com toda a colaboração necessária no sentido de impulsionarmos, em todas as frentes, a nossa vida associativa e o seu imenso capital humano.

quinta-feira, 6 de maio de 2010

Inauguração da Exposição "A Jóia do Douro"

De 25 de Maio a 13 de Junho - Convite, aos Senhores Associados, para participarem, pelas 18h, na inauguração da Exposição da "Jóia do Douro" por Maria Antónia Jardim, no Porto.Para mais detalhes poderá consultar o site da AACDN.

quarta-feira, 5 de maio de 2010

MENSAGEM DA PRESIDENTE DA DIRECÇÃO DA AACDN - DRA. ISABEL MEIRELLES



Neste momento da vida da Associação dos Auditores dos Cursos de Defesa Nacional, mais importante do que teorizar é agir, excedendo, se possível, o que está plasmado no papel e indo melhor e mais longe nesta nossa missão de utilidade pública e de bem servir.

No fundo, impulsionar a dinâmica da acção de uma Associação de excelência que congrega tanta gente ilustre, a começar por aquela que foi a nossa Comissão de Honra, ao serviço de objectivos tão nobres.

Um capital humano notabilíssimo que não pode ser malbaratado nem esquecido.

Por isso, iremos tentar estabelecer relações mais próximas, mais dinâmicas designadamente através das novas tecnologias, para que possamos chegar mais perto de si, para que venha mais depressa até junto de nós. Sempre através de novas iniciativas associativas, desde as mais tradicionais às mais inovadoras.

Queremos também revigorar aquela relação especial e profícua com outras instituições, a nível internacional e nacional, nomeadamente com o Instituto de Defesa Nacional de quem somos todos filhos, gratos pela oportunidade que nos foi dada de frequentar um curso de excelência como é o CDN.

Caso não venha até nós, em breve será chamado a colaborar connosco. Apenas precisamos que diga: PRESENTE

Isabel Meirelles
SÓCIA Nº1
PRESIDENTE DA DIRECÇÃO