sexta-feira, 1 de julho de 2011

CONFERÊNCIA "A PRESENÇA PORTUGUESA EM ÁFRICA"





A Comissão Executiva do XVIII Encontro Nacional de Combatentes, a Revista Militar e a Associação de Auditores dos Cursos de Defesa Nacional organizaram, no passado dia 9 de Junho, na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, a Conferência "A Presença Portuguesa em África".
O objectivo deste evento foi prestar homenagem a todos os portugueses, civis e militares, que em África se sacrificaram pela sustentação do Império.


A sessão de abertura contou com a presença do General Espírito Santo, Drª. Isabel Meirelles e do Tenente-General Vizela Cardoso, em representação das instituições organizadoras, e com o Prof. Doutor Adriano Moreira que proferiu a palestra inaugural.


A Conferência foi composta por duas partes. O primeiro painel intitulado "A estratégia de ocupação e o encontro civilizacional" contou com a alocução do Prof. Doutor Rui Ramos sobre as linhas de força da ocupação de posições em África pelos portugueses, na perspectiva estratégica e do desenvolvimento económico e humano, desde o século XVI ao fim da década de cinquenta do século XX e o conceito de espaço de interesse, face ao ambiente físico, social e político, bem como às capacidades reais.


O Prof. Doutor José Carlos Oliveira apresentou elementos históricos sobre as migrações africanas nos territórios do Ultramar Português e o Prof. Doutor Pereira Neto deu exemplos de interacção cultural, relações dos portugueses com outros povos em África e encontros civilizacionais.
Este painel foi moderado pelo Almirante Vieira Matias.


O segundo painel da Conferência intitulado "A evolução da situação desde as vésperas do século XX" foi moderado pelo Tenente General Jesus Bispo e contou com a alocução do Ten.Coronel José Brandão Ferreira sobre as alterações nas condições de segurança no Ultramar Português na sequência do Congresso de Berlim de 1884/5, a influência das forças europeias em presença e o papel das forças indígenas e de outros agentes do Estado ou de particulares na defesa da soberania nacional. O Prof. Doutor Nogueira Pinto apresentou a evolução da posição da comunidade internacional quanto às ideias de colonização e de descolonização, os efeitos práticos no terreno e a posição do regime português.


O Prof. Doutor António José Telo falou do processo de decisão de política nacional para o início das operações militares em África no ano de 1961.


O evento contou com a presença de cerca de 250 pessoas o que estimulou um debate final muito caloroso e enriquecedor.

Sem comentários:

Enviar um comentário