sexta-feira, 22 de julho de 2011

EXERCÍCIO DRAGÃO/PADRELA



Em 27 de Junho passado, um grupo de Auditores partiu do Instituto de Estudos Superiores Militares (IESM), em autocarro militar do Exército, em direcção a Vila Real de Trás-os-Montes, para assistir, no dia seguinte, 28 de Junho, ao exercício militar denominado DRAGÃO/PADRELA. Mas, primeiro, passámos pela invicta cidade do Porto para, frente ao Estádio do Dragão, “apanhar” alguns Auditores da área do Porto.
Chegados a Vila Real, às 16:00 horas, aguardava-nos uma visita guiada na Casa de Mateus, belo exemplar da arquitectura barroca do século XVIII, da autoria de Nicolau Nasoni.
À nossa espera estava mais um Auditor vila-realense, ex-Presidente da Câmara Municipal de Vila Real, o Dr. Armando Moreira, que, de seguida, nos serviu de cicerone na visita à estação arqueológica de Panóias, em Constantim, a poucos quilómetros da Casa de Mateus.
A riqueza do interior da Casa de Mateus e a beleza dos seus jardins envolventes são dignos de apreço.
O convívio entre os Auditores e seus acompanhantes terminou, nesse dia, num agradável jantar em restaurante de referência.
O dia seguinte, o do exercício, iniciou-se com a nossa chegada ao Regimento de Infantaria de Vila Real, onde fomos recebidos pelos altos responsáveis pelo DRAGÃO/PADRELA e, após as boas-vindas e uma conversa informal, o nosso apetite foi saciado com um saboroso almoço volante.
O General Chefe do Estado-Maior do Exército, nosso anfitrião, que chegou após o almoço, encetou o briefing, dirigido a todos os seus Oficiais Generais e Oficiais Superiores, Adidos Militares e a nós, Auditores dos Cursos de Defesa Nacional.
Naturalmente, as intervenções foram proferidas em inglês, dado ser um exercício EUROFOR.
Observámos, in loco, as diversas actividades militares: descontaminação dos efeitos da guerra NBQ, actos de sabotagem, guerra electrónica, comunicações altamente sofisticadas, etc., etc..
Em viatura militar, dirigimo-nos ao local do exercício propriamente dito, algures entre Vila Real e Vila Pouca de Aguiar. Lá, tivemos a oportunidade de observar as diversas movimentações no terreno dos militares apeados, em viaturas blindadas e em helicóptero.
De regresso a Vila Real, pudemos ver como, em curtíssimo tempo, viaturas militares logísticas fizeram a carga e descarga de material de guerra.
Um míssil, que estava exposto para observação, serviu de tema para a explicação que nos foi dada por um oficial francês.
O exercício terminou com um “Porto de Honra”.
O segundo dia de visita terminou naturalmente com um jantar num restaurante tradicional de Vila Real. Como era noite de S. Pedro, ainda pudemos ver o animado mercado de rua, cheio de iluminação e de vida.
O Hotel Miracorgo proporcionou-nos o repouso merecido.
O terceiro e último dia foi o do regresso a penates, não deixando de passar pelo Porto, onde, a convite do Professor Doutor Pereira Osório, nosso Auditor, e de sua Esposa, tivemos a oportunidade de almoçar e ficar a conhecer, o Círculo Universitário do Porto, Clube privado de requintado ambiente.
Por volta das 19:00 horas, terminou a visita com a chegada ao IESM.

Dr. Francisco Marques Fernando
Vice-Presidente da Direcção

Sem comentários:

Enviar um comentário