sexta-feira, 1 de julho de 2011

JANTAR-DEBATE COM O DR. PINTO BALSEMÃO




Na prossecução do Plano de Actividades da Associação de Auditores dos Cursos de Defesa Nacional, integrado nos designados "Jantares Debate" decorreu no dia 30 de Maio de 2011 mais um jantar debate, com palestra proferida pelo Dr. Francisco Pinto Balsemão e subordinada ao tema "A INGERÊNCIA DO PODER POLÍTICO NOS MEDIA".


A importância e actualidade do tema, a que acrescem as preocupações que, sobre esta matéria, todos partilhamos, associados às altas qualificações e experiência do palestrante, bem como a sua reconhecida intervenção cívica, cedo suscitaram significativo interesse por parte dos Associados.


Não se estranha, por isso, que também neste, à semelhança de outros jantares debate, estivessem presentes, cerca de 60 pessoas.

O orador, com o seu saber, a sua experiência e o seu jeito de tratar com simplicidade coisas complexas, ultrapassou as mais ambiciosas expectativas.


A Presidente da Direcção, Drª. Isabel Meirelles, abriu a sessão com a difícil tarefa de sintetizar o extenso e diversificado curriculum vitae do orador, que aqui, da forma mais sucinta possível, se realça as suas qualidades de jornalista, a sua experiência e êxito como empresário, a sua actividade política antes e depois do 25 de Abril em que, entre outras e diversificadas intervenções cívicas e políticas, foi fundador do PPD, hoje PSD, Ministro e também Primeiro Ministro do Governo Constitucional.


Foi então a vez de o palestrante, excelente e experiente comunicador, iniciar a sua intervenção e, em jeito coloquial, falou-nos do valor inestimável da liberdade da imprensa. Percorreu, em passo esturgado, alguns dos países que, lamentavelmente, ainda não lograram alcançar esse patamar de liberdade.

Não escondeu que existem algumas formas de interferência mas salientou, que o grande juíz é o leitor, sendo, essencialmente, este que pode promover o crescimento ou a queda de um meio de comunicação. Interrogou-se, depois, se vale a pena estar nesta cruzada, para logo de seguida responder à pergunta, afirmando ser sua convicção que sim, esclarecendo que sem jornalismo livre não há liberdade.


No período de debate as perguntas, pertinentes, foram fluindo, às quais o orador respondeu com o brilhantismo que tinha caracterizado a sua conferência. Possivelmente, outras perguntas haveria para formular, mas o adiantado da hora impunha que a sessão terminasse.


Terminava, assim, mais um excelente jantar debate.






Sem comentários:

Enviar um comentário